Rio Branco terá a 1ª Oficina de Co-Criação do TXAI Amazônia

O Instituto Sapien promove nesta terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, em Rio Branco, a partir das 9 horas, no Sebrae, a 1ª Oficina de Co-Criação do TXAI Amazônia – Seminário de Bioeconomia e Sociobiodiversidade.

O seminário propõe-se a mergulhar nas discussões acerca da bioeconomia e da sociobiodiversidade na Amazônia. Será um instrumento para atrair investimentos nacionais e internacionais, criando uma ponte entre a conservação ambiental e o crescimento econômico, em sincronicidade com os valores ancestrais dos povos originários da maior floresta do planeta.

A oficina realizada nesta terça e quarta-feira contará com a presença da secretária de Povos de Indígenas do Estado do Acre, Francisca Arara e ainda com representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre; Secretaria da Mulher do Estado do Acre; Secretaria de Planejamento; Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo; Instituto de Mudanças Climáticas, Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Estado do Acre (CDSA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC), Universidade Federal do Acre (UFAC), Embrapa e Ministério da Cultura.

Durante a oficina, os participantes farão suas proposições para o seminário que ocorrerá em outubro deste ano, na Aldeia Puyanawa, em Mâncio Lima e que deverá reunir especialistas, lideranças indígenas e representantes de diversos setores comprometidos com o futuro sustentável da região.

O TXAI Amazônia – Seminário de Bioeconomia e Sociobiodiversidade é um projeto realizado pelo Instituto Sapien, Aldeia Puyanawa, Governo do Estado do Acre e Ministério do Desenvolvimento Regional. O seminário unirá arte, ciência, tecnologia, moda, arquitetura e cultura popular em uma experiência única. Incluindo apresentações culturais, palestras, diálogos de saberes, oficinas com povos tradicionais, exposições e projeções na Aldeia Puyanawa. Com foco na combinação de arte tradicional e tecnologia moderna, o seminário tem entre suas premissas principais proteger o patrimônio imaterial e a biodiversidade da Amazônia Legal, sem causar danos ambientais.

A Mostra Cultural TXAI AMAZÔNIA, realizada durante os dias do seminário, é um evento vibrante que celebra a diversidade cultural da Amazônia. Com apresentações artísticas, oficinas e exposições, este espaço é dedicado à valorização e preservação das manifestações culturais dos povos amazônicos.

A Amazônia é uma das regiões mais biodiversas e culturalmente ricas do planeta. Este vasto ecossistema desempenha um papel crucial na regulação climática global e na manutenção da biodiversidade. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, respeitando e valorizando as tradições e o conhecimento dos povos que habitam esta região.

A bioeconomia e a sociobiodiversidade são pilares fundamentais para um desenvolvimento sustentável na Amazônia. Este conceito evolui para incluir não apenas o uso sustentável dos recursos naturais, mas também a valorização das culturas tradicionais e do conhecimento ancestral dos povos da floresta.

O Acre foi escolhido para sediar a 1ª edição do Seminário TXAI devido ao seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Este Estado, rico em biodiversidade e cultura, oferece o cenário perfeito para debatermos e construirmos juntos um futuro sustentável para a Amazônia.