Os Anais Completos do TXAI Amazônia – Seminário Internacional de Bioeconomia e Sociobiodiversidade contemplam todas as ações do projeto, desde a metodologia utilizada para cada atividade e os principais resultados das avaliações obtidas junto aos diversos públicos participantes, para, em seguida, destacar a programação do Seminário e a síntese das proposições aprovadas, organizadas por eixo temático. Em complemento, são apresentados os Cases de Sucesso com a descrição de experiências inspiradoras, acompanhadas de imagens e contatos. A Mostra de Bioeconomia é apresentada com foco nos produtos expostos – seus dados, imagens e segmentação – a partir das entrevistas realizadas com os expositores.
A publicação conta, ainda, com um capítulo dedicado à Mostra Cultural, com resumo das apresentações, fotos, legendas, identificação de artistas, comunidades e curadoria. A Mostra Gastronômica está registrada com imagens, perfis dos chefs e destaque para os pratos e ingredientes da culinária regional. Também foram incluídos os resumos executivos das pesquisas desenvolvidas em dez áreas e que formaram a base científica dos debates: Bioeconomia, Pobreza, Economia, Demografia, Extrativismo, Emprego e Renda, Educação, Infraestrutura, Saneamento e Territórios.
A publicação apresenta a síntese das proposições apresentadas nos painéis desenvolvidos durante o Seminário e aprovadas na Conferência Final. Contém as principais diretrizes sugeridas para o desenvolvimento da bioeconomia nos nove estados da Amazônia Legal do Brasil e nos países da fronteira regional. As propostas são divididas em duas partes: resultados (consensos e divergências) e as proposições consolidadas em cada eixo temático, com vistas ao desenvolvimento da bioeconomia na região da Amazônia Legal do Brasil e dos países da fronteira regional. O documento final foi revisado e sintetizado, visando eliminar repetições, abstrações e subjetividades, priorizando clareza, precisão técnica e pluralidade de perspectivas. As proposições foram agrupadas por eixo temático, com linguagem objetiva e operacional. A Carta de Proposições é um instrumento técnico que pode subsidiar, conceitualmente, políticas públicas e ações concretas para o desenvolvimento da bioeconomia amazônica. Foi encaminhada para mais de 150 autoridades governamentais das esferas federal, estaduais e municipais, além de organizações públicas, da sociedade civil e não-governamentais, agências de fomento, instituições universitárias e de pesquisa.
Fique por dentro das últimas notícias sobre o TXAI Amazônia, entrevistas, blogs, opiniões e muito mais.
Nossa seção de notícias traz matérias variadas sobre assuntos e temas relacionados à bioeconomia, sociobiodiversidade e sustentabilidade na Amazônia.
A Mostra Cultural TXAI AMAZÔNIA, realizada durante os dias do seminário, é um evento vibrante que celebra a diversidade cultural da Amazônia. Com apresentações artísticas, oficinas e exposições, este espaço é dedicado à valorização e preservação das manifestações culturais dos povos amazônicos.
A Amazônia é uma das regiões mais biodiversas e culturalmente ricas do planeta. Este vasto ecossistema desempenha um papel crucial na regulação climática global e na manutenção da biodiversidade. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, respeitando e valorizando as tradições e o conhecimento dos povos que habitam esta região.
A bioeconomia e a sociobiodiversidade são pilares fundamentais para um desenvolvimento sustentável na Amazônia. Este conceito evolui para incluir não apenas o uso sustentável dos recursos naturais, mas também a valorização das culturas tradicionais e do conhecimento ancestral dos povos da floresta.