Mostra Cultural Agita Primeiro Dia do Txai Amazônia com Carimbó, Forró e Música Eletrônica

A cultura é um dos grandes pilares do Txai Amazônia, realizado em Rio Branco, entre 25 e 28 de junho, no eAmazônia, localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac). Na tarde desta quarta-feira, 25, diversas apresentações culturais agitaram a Mostra Cultural.

Durante a tarde, a artista Camila Cabeça apresentou a aula-espetáculo “Carimbó para o despertar do corpo”. Ao final da tarde, a DJ Cau Bartholo animou o público. Após a DJ, a apresentação de Dito Bruzugu, com Forró no Balde, tomou conta do palco e fez o público dançar.

Dito Bruzugu, cantor do Acre, conta que foi convidado para participar do evento e garantiu muita dança com o Forró no Balde.

“Nós trouxemos um pouco dessa coisa tradicional das raízes, que rolavam os forrós do seringal. Essa é a nossa proposta com o Forró no Balde: trazer uma coisa mais tradicional, mesmo da nossa ancestralidade, da música. Estou bem empolgado aqui com os seminários, tratando de assuntos urgentes, que, como alguns seminaristas disseram, vêm sendo tratados há muitos anos em outros lugares, mas aqui na Amazônia ainda está engatinhando essas pautas mais urgentes”, conclui.

Programação cultural desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 26, o espetáculo Afluentes Acreanos abre a programação da mostra, que também conta com vivência com Trz Crew – Graffiti, Música e Spoken Word, mais uma sessão de cinema com o projeto FestCine Originários, espetáculo de dança Performance Corpo Terreiro de Arte, Sunset com DJ e apresentação do grupo Jabuti Bumbá.

A Mostra Cultural TXAI AMAZÔNIA, realizada durante os dias do seminário, é um evento vibrante que celebra a diversidade cultural da Amazônia. Com apresentações artísticas, oficinas e exposições, este espaço é dedicado à valorização e preservação das manifestações culturais dos povos amazônicos.

A Amazônia é uma das regiões mais biodiversas e culturalmente ricas do planeta. Este vasto ecossistema desempenha um papel crucial na regulação climática global e na manutenção da biodiversidade. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, respeitando e valorizando as tradições e o conhecimento dos povos que habitam esta região.

A bioeconomia e a sociobiodiversidade são pilares fundamentais para um desenvolvimento sustentável na Amazônia. Este conceito evolui para incluir não apenas o uso sustentável dos recursos naturais, mas também a valorização das culturas tradicionais e do conhecimento ancestral dos povos da floresta.

O Acre foi escolhido para sediar a 1ª edição do Seminário TXAI devido ao seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Este Estado, rico em biodiversidade e cultura, oferece o cenário perfeito para debatermos e construirmos juntos um futuro sustentável para a Amazônia.