A programação do Txai Amazônia, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac) até sábado, 28, é repleta de diversidade, incluindo Mostra Gastronômica, painéis, cultura e até uma game jam. Realizada nos dias 27 e 28, a Game Jam Txai reúne quatro equipes acreanas.
A Mapinguari Studio Guerreiros Txai traz “As Aventuras de Chico Natureza”; a Moonlight Games apresenta “Carbon-0”; a equipe Capivárias Sônicas exibe “Kapok”; e o estúdio KGame mostra “Reforest”.
Para Olímpio Neto, um dos organizadores da Game Jam Txai, a realização do evento é motivo de felicidade.
“Acreditamos muito nessa integração do universo da economia criativa e dos jogos com a bioeconomia e com todos esses outros temas amazônicos. Temos isso muito forte em nosso discurso: essa integração de que a indústria de jogos, a indústria criativa, também faz parte da Amazônia e também faz parte desse processo de preservação, crescimento e enriquecimento da região”, destaca.
Olímpio enfatiza que são quatro equipes de cinco pessoas, totalizando 20 participantes. “É fruto de um trabalho grande que temos feito nos últimos anos para aquecer esse mercado e a indústria local. Estamos tendo a alegria de ver pessoas que começaram de maneira muito embrionária em uma game jam e evoluíram seus produtos, participaram de outros eventos, já viajaram conosco para outros lugares, participando de outras feiras. Agora, estamos aqui coroando esse momento. Vemos que o amadurecimento desses estúdios e dos temas está realmente acontecendo”, explica.
O organizador ressalta, ainda, que a Game Jam tem como foco principal essa abordagem de temas ambientais para criar uma conexão com todo o conteúdo do Txai.