Empresa de biotecnologia do Pará leva tecnologia a pequenos produtores da Amazônia

Apresentação discutiu soluções que aliam biodiversidade e tecnologia para fortalecer economias locais.

Rio Branco, Acre – No primeiro dia do Seminário Internacional Txai Amazônia, nesta quarta-feira (25), a força da biotecnologia amazônica ganhou destaque com a apresentação de Rodrigo dos Andes Cordeiro, CEO da Amazon Biotechnology.

A empresa, sediada em Rurópolis, no Pará, é uma bioindústria voltada à clonagem vegetal e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura familiar do oeste paraense. Durante a apresentação de seu caso de sucesso, Rodrigo compartilhou a experiência da biofábrica e destacou o compromisso com o desenvolvimento sustentável da floresta.

“Nosso alvo é o produtor rural. Queremos ajudar a inserir a biotecnologia dentro da Amazônia, fortalecendo a produção sem derrubar a floresta”, afirmou.

Com foco em produtividade e respeito ao bioma, a Amazon Biotechnology atua diretamente com comunidades locais, oferecendo alternativas viáveis para ampliar a renda e conservar o meio ambiente.

Além dos casos de sucesso, o primeiro dia do Txai Amazônia foi marcado por uma mostra de gastronomia de empreendimentos indígenas, extrativistas e agroecológicos, bem como oficinas culturais e apresentações artísticas que celebram os saberes da floresta.

Com programação até o próximo sábado, 28, o seminário segue reunindo lideranças, pesquisadores e empreendedores de toda a Amazônia Legal para fortalecer alianças em torno de uma nova economia, baseada nos territórios.

A Mostra Cultural TXAI AMAZÔNIA, realizada durante os dias do seminário, é um evento vibrante que celebra a diversidade cultural da Amazônia. Com apresentações artísticas, oficinas e exposições, este espaço é dedicado à valorização e preservação das manifestações culturais dos povos amazônicos.

A Amazônia é uma das regiões mais biodiversas e culturalmente ricas do planeta. Este vasto ecossistema desempenha um papel crucial na regulação climática global e na manutenção da biodiversidade. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, respeitando e valorizando as tradições e o conhecimento dos povos que habitam esta região.

A bioeconomia e a sociobiodiversidade são pilares fundamentais para um desenvolvimento sustentável na Amazônia. Este conceito evolui para incluir não apenas o uso sustentável dos recursos naturais, mas também a valorização das culturas tradicionais e do conhecimento ancestral dos povos da floresta.

O Acre foi escolhido para sediar a 1ª edição do Seminário TXAI devido ao seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Este Estado, rico em biodiversidade e cultura, oferece o cenário perfeito para debatermos e construirmos juntos um futuro sustentável para a Amazônia.