Outro destaque do painel de cases de sucesso do Txai Amazônia foi a Daval Alimentos Amazônicos, de Boa Vista (RR), uma iniciativa nascida da agricultura familiar que vem conquistando mercados com uma linha de geleias e pimentas produzidas a partir de ingredientes da floresta.
Apresentada por Valdeniza Bezerra, a empresa utiliza frutas e especiarias como tucumã, pupunha, manga, mel e diversas variedades de pimenta para desenvolver produtos com valor agregado e identidade regional forte.
“Trabalhamos com o que temos de melhor: a biodiversidade do nosso território e o saber das nossas famílias. Cada produto carrega uma história e uma origem que queremos valorizar”, explicou Valdeniza durante sua participação.
A Daval é exemplo claro de como pequenos produtores podem se tornar protagonistas da bioeconomia, gerando renda, inovação e promovendo o uso sustentável dos recursos locais. O case evidencia a força da agricultura familiar na transformação de ingredientes nativos em produtos com apelo de mercado e identidade amazônica.
Foto: Agência Nexo