Apresentação mostra como o uso de tecnologias pode agregar valor a produtos da floresta e fortalecer economias locais.
Rio Branco, Acre – No Seminário Internacional Txai Amazônia, o designer José Luiz de Paula Júnior apresentou uma proposta inovadora de seu estúdio, JL Paula JR Design Produtos e Branding: transformar o design de perfumes e cosméticos em uma ferramenta para fortalecer a bioeconomia amazônica.
“O que trago é uma proposta de agregar valor aos produtos da biodiversidade, mostrando como design e tecnologia podem caminhar juntos com os saberes locais”, afirmou José Luiz.
Com vasta experiência na criação de produtos que utilizam ativos da floresta, ele trouxe reflexões sobre como comunidades tradicionais podem se beneficiar de tecnologias acessíveis para valorizar sua biodiversidade.
Durante a apresentação, o designer destacou mecanismos de desenvolvimento econômico, ambiental e social que vêm sendo testados por ele em parceria com comunidades amazônicas.
“Tem gente que faz coisas excepcionais. Sem desmerecer o artesanato, não é isso. Mas quando se fala em bioeconomia, esquecem que ela é um processo de geração de inovação. E o design é a inovação mais barata, é o início do processo”, explicou.
Além da fala de José Luiz, a abertura do seminário também contou com apresentações de outros casos de sucesso, oficinas temáticas, mostra de produtos da sociobiodiversidade e atrações culturais que conectam tradição e inovação.