Ritmo, alegria, dança e tradição: assim foi a vivência indígena na primeira manhã de programação do Txai Amazônia, que acontece entre 25 e 28 de junho. A comitiva do Centro Huwã Karu Yuxibu Shukutã Bari Bay, da etnia Huni Kuin, promoveu uma apresentação, defumação de incenso e uma imersão em sua cultura.
O líder espiritual e cantor Mapu Huni Kuin destaca que os cantos exaltam a natureza e a terra. Além da música, os povos originários também ofereceram incensos para o público participar da atividade.
Ainda nesta quarta-feira, dia 25, a mostra artística conta com uma sessão de cinema com o projeto FestCine Originários, além de aula-espetáculo “Carimbó para o despertar do corpo”, com a artista Camila Cabeça, Sunset com DJ e a apresentação de Dito Bruzugu, com Forró no Balde.
Nesta quinta-feira, dia 26, o espetáculo “Afluentes Acreanos” abre a programação da mostra, que também conta com vivência com Trz Crew – Graffiti, Música e Spoken Word, mais uma sessão de cinema com o projeto FestCine Originários, espetáculo de dança “Performance Corpo Terreiro de Arte”, Sunset com DJ e apresentação do grupo Jabuti Bumbá.
Durante a sexta-feira, dia 27, o espetáculo “Tonha” inicia o dia de programação, seguido da vivência com Grupo Saiti Munuti Yawanawa “Cantos e Encantos”, sessão de cinema FestCine, desfile Yawa Tari, Sunset com DJ e show “Salve Essa Terra”.
O último dia de programação, sábado, dia 28, terá sessão de cinema FestCine Originários, vivência com Grupo Shane Yawa Saity, espetáculo de dança “Correrias”, Sunset com DJ e o show do artista Ixã Baribay.
Txai Amazônia
O Txai Amazônia vai contar com a participação de representantes dos nove estados da Amazônia Legal, além de comitivas do Peru e Bolívia. Durante os quatro dias de evento, serão apresentados sete eixos temáticos em 15 painéis.
A Mostra Artística Cultural de Bioeconomia vai transformar o palco do Txai Amazônia com 23 apresentações e mais de 160 artistas acreanos envolvidos. O seminário também vai promover a Mostra Gastronômica, reunindo seis importantes chefs da culinária amazônica, além de uma feira com mais de 20 empreendedores da bioeconomia acreana.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pela plataforma Sympla, por meio do site do evento www.txaiamazonia.com.br.